Citações -Modéstia

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011


"Ou devemos falar como nos vestimos, ou vestido como nós falamos. Porque é que professam uma coisa e mostrar outra? A fala a língua da castidade, mas todo o corpo revela impureza. "
-São Jernimo
 

"Não exageres na moda; está bem que sejas primorosa no trajar, que te adornes; mas tudo isto, dentro das normas do bom senso e do bom gosto." ( Pe. Matias de Bremscheid, A Donzela Cristã)  

"A humildade e a modéstia honram e ornam todos os homens, mesmo o sábio que, por sua sabedoria e seu gênio pasma o mundo; até o príncipe, que governa um grande reino. Sejam tais homens humildes e afáveis, tanto quanto lho permite a posição, e conquistarão de assalto, os corações dos seus compratiotas,granjeando por toda a parte honras e afeições entusiásticas. Mas, se a humildade convém a todo cristão, a todo homem, ela, no entanto, se ajunta principalmente aos jovens e de modo particular à donzela cristã, que deve exercitar-se na virtude, e tantas vezes há de reconhecer e dizer que é uma criatura fraca e inclinada para o mal." ( Pe. Matias de Bremscheid, A Donzela Cristã)  

"A castidade das jovens é de capital importância para a conservação dos bons costumes na sociedade. Se as moças guardarem, rigorosamente no trajar e em todo o proceder, decoro e modéstia, será este o melhor impulso para a moralidade." ( Pe. Matias de Bremscheid, A Donzela Cristã)

"Não está a moda exagerada freqüentemente a serviço da sensualidade, fornecendo ocasião ao pecado?  A vaidade não abafa muitas vezes, no coração da mulher, aquelas nobres qualidade com que o Criador a adornou, de modo todo particular, habituando-o a fazer tanto bem? A jovem que se deixa dominar pelo excessivo amor ao luxo e à ostentação, aos poucos torna-se superficial, egoísta, vazia de sentimentos nobres, avessa à prática da virtude, negligente nos deveres do próprio estado." ( Pe. Matias de Bremscheid, A Donzela Cristã) 

“Ao levantar da cama e enquanto nos vestimos, deveríamos pensar que Deus está presente, que aquele dia pode ser o último da nossa vida; e, entretanto levantar-nos e vestir-nos com toda a modéstia possível. (Catecismo de São Pio X, questão 970) 
 
“Maria Imaculada nos ajuda a redescobrir e defender a profundidade das pessoas, pois nela se dá uma perfeita transparência da alma no corpo. É a pureza em pessoa, no sentido de que espírito, alma e corpo são nela plenamente coerentes entre si e com a vontade de Deus” Papa Bento XVI 

0 comentários:

Postar um comentário