O Santo Anjo e a Modéstia

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

           Sabemos que os santos Anjos querem nos ajudar a crescer na vida virtuosa, e a modéstia, também no nosso modo de vestir, faz parte da vida virtuosa. Mas essa ajuda só será possível se deixarmos que eles ajam em nós, ou seja, dando-lhes abertura, invocando-os e suplicando sua ajuda celeste.         
           A modéstia é uma virtude que governa os movimentos exteriores do corpo e sua aparência. Segundo São Tomás de Aquino: “os movimentos exteriores são sinais das disposições interiores” (Sum. Theo. IIa-IIæ, Q. 168, Art. 1). Portanto os Anjos podem e querem nos ajudar a crescer nessa virtude tão ferida nos dias de hoje.
Lendo a palavra de Deus contemplamos a parábola do banquete nupcial onde nosso Senhor nos ensina que para entrarmos no céu precisaremos de uma veste nupcial ( Mt 22, 1-14), podemos imaginar então que os nossos anjos querem nos ajudar a “confeccionar” esta veste nupcial e assim entrarmos juntos no céu, eterno banquete. Mas já aqui na terra podemos viver conscientemente unidos com esses servidores e mensageiros do Deus Altíssimo, nos esforçando para viver uma vida digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus (Cl 1,10). Logo, esta vida que aspiramos nos exige que nossas roupas revelem a grandeza da nossa vocação, pois todos são chamados a uma única vocação: a santidade. “Pois Deus não nos chamou para a impureza, mas sim para a santidade” (1Ts 4,7).
         Os santos Anjos vêm em nosso auxílio e nos ajudam a viver a pureza do coração, pois só assim com eles veremos a Deus. ( Mt 5, 8). “E a pureza do coração exige o pudor, que é paciência, modéstia e discrição” (Catecismo da Igreja Católica n. 2533).
         O mesmo Catecismo, citando S. Basílio, também afirma que “cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida” (n. 336), e isso é baseado na Escritura que diz: “Pois ele dará ordem a seus anjos para te guardarem em todos os teus passos. Em suas mãos te levarão para que teu pé não tropece em nenhuma pedra” (Sl 90,11-12). Se, portanto ao nosso lado está um anjo particular que nos protege e guarda de todo mal, sem dúvida ele quer nos livrar do mal da imodéstia no vestir que tanto, hoje em dia, ofende nosso Deus e, é claro, também seus anjos, nossos amigos celestes.
"Olhai como veste a Mãe do Nosso Senhor!"

        Lembremo-nos sempre da presença amorosa e cheia de paciência para conosco, e também não esqueçamos que o nosso Santo Anjo da Guarda quer que sejamos santos e que colaboremos com a santidade dos nossos irmãos que nos cercam, por isso, é importante vigiarmos no que nós estamos vestindo. E que os anjos nos livrem das insinuações dos espíritos impuros que não cansam de mostrar e propagar as roupas imodestas.
 Fonte: http://santosanjosdaguarda.blogspot.com/ 

0 comentários:

Postar um comentário