Homens respondem pesquisa: o que é imodesto?

sexta-feira, 3 de junho de 2011

daInteressante fórum de discussão americano onde homens – e apenas homens – respondem perguntas envolvendo a modéstia: Modesty Survey. Se você já se perguntou se “saias acima dos joelhos são modestas?” ou “o que seria uma roupa de praia decente?”, pode achar útil dar uma olhada no que centenas de homens andam dizendo.
     Como o próprio site deixa claro, não se trata de um estudo científico sobre o assunto, no sentido de que irá provar, definitivamente, o que é modesto – e a própria Modéstia Mariana (“ser modesta como a Santíssima Virgem“) não pode concordar com todos os resultados da pesquisa, pois sabemos que se trata de uma opinião geral sem formação da doutrina católica (ainda que muitos católicos tenham participado).
     O que pesquisas como essa nos ajudam realmente a perceber é que há zonas onde a modéstia se sente mais ameaçada.  Se por um lado pode-se alegar a dificuldade em diferenciar o que “é modesto do que não é“, temos de admitir que a questão só se torna difícil na medida em que avançamos e deixamos para trás uma certeza e abraçamos uma dúvida: tínhamos a plena certeza de que a saia longa é modesta, mas quando nossos joelhos já estão à mostra, nos vem a pergunta: “e agora? isso é modesto?
     É precisamente para identificar as zonas “problemáticas” que servem essas pesquisas de opiniões. Aproximadamente 93% dos entrevistados consideram a mini-saia imodesta – mas quando o assunto é o biquini na praia, nem mesmo o “costume” parece ter tornado a questão resolvida: mais de 84% (cerca de 890 homens) concordam que a peça é indecente.
É importante destacar os comentários de alguns dos rapazes que votaram (nem todos comentam), pois eles acrescentam muito na discussão – em alguns casos, é até mesmo possível perceber que eles têm a mesma opinião, apesar dos votos serem diametralmente opostos. É o caso da afirmação “Saias são mais modestas do que calças (ainda que as calças sejam folgadas)“, onde eles podiam discordar, concordar, ficarem neutros, etc.: a maioria dos entrevistados destacou que deveria se levar em consideração o tipo de saia. Se a saia é modesta, a maioria afirma que é mais modesta do que as calças – mas se é uma saia curta que está em questão, então não.
     Acompanhe o resultado e alguns comentários das questões mais relevantes:

Sobre as saias

“Saias acima dos joelhos são imodestas”
58%: concordam
22% discordam
18% neutros
     O que eles disseram: Quando uma saia é acima dos joelhos, ela mostra automaticamente as partes internas das pernas, e faz com que seja absolutamente impossível a mulher se sentar com modéstia“. (idade: 21 anos)
É imodesto, a menos que a garota sinta que nunca irá se sentar.” (idade: 21 anos)
Sim! Além de ver as pernas da menina, você corre o risco de ver mais acima, se ela se sentar.” (idade: 18 anos)
     “Saias amplas (godê, evasê) são mais modestas do que as saias estreitas (retas)”
48% concordam
24% discordam
27% neutros
     O que eles disseram: “A saia reta muda a maneira como a mulher fica em pé, como ela mostra os quadris, e até mesmo como ela conduz a si mesma. Eu me arriscaria a dizer que a saia reta é imodesta apenas porque muda a maneira de caminhar da mulher para algo mais sedutor.” (idade: 21 anos)
Saias amplas permitem um maior movimento enquanto mantém a modéstia, escondem as curvas, e colocam a atenção no rosto da mulher“. (idade: 23 anos)
Eu diria que sim, mas nem todas as saias retas são imodestas.” (idade: 18 anos)
     “A saia na altura dos joelhos (no meio dos joelhos ou que cobrem exatamente os joelhos) são modestas.”
71% concordam
14% discordam
13% neutros
     O que eles disseram: “Este tamanho é aceitável, especialmente se a mulher que fizer uso souber como se portar para que a saia não seja reveladora. No entanto, saias nos joelhos não são a preferência.” (idade: 20 anos)
“Na maioria das vezes, está “ok”. Mas elas estão no limite.” (idade: 20 anos)
Elas são boas quando se está de pé, mas não quando se senta” (idade: 22 anos)

   Sobre os decotes

“Vestidos [ou blusas] tomara-que-caia são imodestos”
66% concordam
16% discordam
17% são neutros
     O que eles disseram: “Com toda certeza. Deixar todo o colo nu de uma garota é muito imodesto” (idade: 18 anos)
“[São imodestos] sem exceções. Ombros nus são um problema e ponto.” (idade: 40-49 anos)
     “Pelo o que eu tenho visto, quando uma garota ou mulher usa um tomara-que-caia, elas estão constantemente puxando-o para cima, para mantê-los no lugar. Isso chama a atenção dos rapazes. Isso também pode levar o rapaz a conclusão de que ela pode não estar usando um sutiã.” (idade: 19 anos)
     “Camisetas são geralmente imodestas”
58% concordam
24% discordam
17% são neutros
     O que eles disseram: “Elas são geralmente muito justas e reveladoras. Isso faz com que elas sejam imodestas na maioria das vezes.” (idade: 26 anos)
“Sempre foi uma ocasião de queda para mim ver garotas usando essas camisetas.” (idade: 19 anos)
Elas fazem o rapaz de olhar de uma maneia diferente, acredite”. (idade: 20 anos)
    “Vestidos ou blusas de alças finas são imodestos”
61% concordam
20% discordam
18% são neutros
    O que eles disseram: “Geralmente, sim. Há exceções, que incluem algo para cobrir os ombros, como um xale ou uma jaqueta. Mas se tirar a cobertura é um problema.” (idade: 35-39 anos)
     “Sem qualquer outra blusa para usar por baixo, não funciona quando a garota se curva” (idade: 27 anos)
     “Qualquer coisa que não cubra os ombros é um problema para os rapazes” (idade: 40-49 anos)

Sobre as roupas de praia

“O biquini é imodesto”
84% concordam
9% discordam
7% são neutros
     O que eles disseram: “Isto não precisa sequer de explicações. Só porque a garota está dentro da água não significa que ela pode usar apenas a roupa íntima” (idade: 18 anos)
Quanto mais se revela a pele, maior a ocasião de queda. Não se pode revelar mais do que quando se usa um biquini. Se você entende a maneira como as modelos de biquini e lingerie são mostradas como objetos, então você não vai querer usar um – a menos que você queira realmente que os homens cometam pecado olhando para você.” (idade: 23 anos)
     “Esta é a peça mais indecente que existe, beira à nudez” (idade: 18 anos)
“O tanquini é imodesto”
62,5 % concordam
23% discordam
15% são neutros
     O que eles disseram: “Sim porque a garota está usando, em parte, uma roupa íntima” (idade:22 anos)
     “Muito imodesto. É imodesto em qualquer lugar, ou na piscina. Usar isso é como ir à uma loja usando roupa íntima“. (idade: 22 anos)
***
Ficam as opiniões para que possamos refletir quantas ocasiões de pecado a moda imodesta pode proporcionar.

Fonte: Apostolado Maria Santíssima e Modéstia

0 comentários:

Postar um comentário